terça-feira, 31 de maio de 2011

16º Encontro Diocesano de CEBs

                      
 "/:Comunidade eclesial de base novo jeito de ser cristão,
 povo de Deus no Rio Grande a caminho da libertação:/"
                       ( canto das Cebs gaúchas }
   O último domingo 29 de maio,na cidade bicentenária,histórica e acolhedora de Piratini(RS),a "Capital Farroupilha",no Ginásio Municipal de Esportes,aconteceu sob a proteção de Nossa Senhora da Imaculada Conceição o 16º Encontro Diocesano das Comunidades Eclesiais de Base;poderíamos dizer historicamente o 1º Encontro Arquidiocesano de CEBs da Arquidiocese de Pelotas (RS).
  Encontro este que teve como lema:" CEBs: Palavra e Missão" e o tema:" CEBs: Vivendo a Palavra de Deus",que teve como assessor o arcebispo metropolitano Dom Jacinto Bergmann( Biblista e presidente da Comissão Bíblico-Catequética da CNBB).Onde estavam reunidos 1000 delegados das 450 comunidades eclesiais de base,das 27 Paróquias dos 13 municípios que compõe a área da Arquidiocese.
  Na sua pregação Dom Jacinto fez a contextualização e a reflexão sobre o tema e o lema do encontro das Cebs.Onde nos trouxe presente a realidade dos discípulos e missionários.
  Nos falou da grande rede em que é formada a Igreja,onde a Igreja de Cristo como comunidade tem expressão universal em torno de Pedro= " católica" e local-em torno dos apóstolos=" apostólica"... E a IGREJA de Cristo enquanto Igreja local" somos a Arquidiocese de Pelotas( Igreja Particular),formada por uma rede de Paróquias( Igreja Paroquial),cada Paróquia formada por uma rede de comunidades( Comunidade Eclesial de Base),e cada comunidade formada por uma rede de "Familias" a (Igreja Domestica).E que como Arquidiocese,Paróquias, comunidades e "familias"...existimos para Evangelizar.
  Falou da crise em que estamos vivendo e ver como algo bom desta crise.Onde estamos vivendo uma crise de discípulos e missionários, crise está surgida pela mudança de época,que atingiu todas as instâncias da IGREJA.
  Tal crise tem inicio nas familias e dos ataques sofridos pela instituição familiar nos últimos tempos.
  E devemos evangelizar vivendo como discípulos e missionários as virtudes teologais( Fé, Esperança e Caridade),que fica claro na comunidade dos primeiros missionários (At2,42-47).
  Foi falado do Plano Pastoral Diocesano para o triênio de 2011-2013,das prioridades pastorais,como a virtude teologal da Fé,no pilar eclesial da Palavra-no âmbito de ação evangelizador da Pessoa.
  Onde a 1ª Prioridade é Animação Bíblica da Pastoral,1ª Ação comum:Revitalizar os Grupos Bíblicos para a Leitura Orante Permanente;2 ação comum: Promover a Formação BÍBLICA em toda a Diocese.
 Do amor em que nós cristãos batizados temos que ter pela Palavra de Deus,dar o destaque a "Palavra de Deus".( Bíblia).
  Nós assumimos em nossas comunidades eclesiais de base,fazer acontecer a Animação Bíblica Pastoral,através de grupos de familias,mediante a leitura orante da Bíblia,especialmente usando o método da Lectio Divina.
  O encontro encerrou na acolhedora cidade de Piratini,com a Santa Missa celebrada por Dom Jacinto Bergmann e presbíteros,com a proteção da Imaculada Conceição,retornamos com alegria e disposição para as nossas comunidades e Paróquias.
  O próximo encontro será em 2013,na Paróquia do Senhor Ressuscitado no Bairro Areal em Pelotas (RS).
_____________________

  Por: Júlio Lázaro Torma
 * Membro da Equipe Arquidiocesana da Pastoral Operária ( Pelotas /RS).
 Colaborador deste blog

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares