sexta-feira, 15 de julho de 2011

Curso Realidade Brasileira da UFFS inicia sua terceira etapa

 

O curso de extensão da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), Realidade Brasileira, iniciou sua terceira etapa nessa semana e vai até o dia 27 de julho. O curso é resultado de uma parceria entre a pró-reitoria de Extensão e Cultura da UFFS, docentes do campus Chapecó e movimentos populares da região Sul e teve suas duas primeiras etapas em julho de 2010 e em fevereiro desse ano.
O objetivo do curso é debater a estrutura e a dinâmica da constituição e do desenvolvimento da formação social brasileira, a partir da leitura de autores vinculados à tradição teórica marxista e ao pensamento social brasileiro. O curso também propõe-se a criar um espaço de interação e socialização de conhecimentos e experiências entre os docentes e estudantes da UFFS e os educadores e militantes dos movimentos populares, propiciando assim um fortalecimento dos vínculos existentes entre a Universidade e a comunidade.
Nessa terceira etapa do curso serão trabalhados temas como: Estado e formação do Estado brasileiro, a questão amazônica, a questão étnica e cultural do Brasil, reflexões sobre produção artística e cultural no Brasil - Cultura de massas e cultura popular, literatura, teatro e cinema e reflexões sobre a musicalidade no Brasil. O curso está acontecendo na unidade Bom Pastor da UFFS e são cerca de 60 participantes. Para receber o certificado eles devem frequentar quatro das cinco etapas do curso. As duas últimas etapas serão realizadas em fevereiro e julho de 2012.

Coordenação Político Pedagógica

Em Chapecó, a Coordenação Político Pedagógica (CPP) do curso conta com a participação de Ana Zultanski, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Noeli Welter Taborda, do Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Adriano Scariot, da Consulta Popular, e de quatro docentes da UFFS: Christy Pato (Sociologia), Danilo Martuscelli (Sociologia), Francisco Tavares (Sociologia) e Vicente Ribeiro (História). A CPP ainda conta com a participação de lideranças dos movimentos populares de outros municípios que compõem os três estados da região Sul. Pela direção da UFFS, esse curso de extensão tem sido acompanhado pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, Geraldo Ceni Coelho, e pela diretora de Extensão e Cultura, Monica Hass.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares