segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Por Que os Ricos Gostam Tanto de Caridade para Pobre?

É comum, e cada vez mais comum, ver gente rica fazendo caridade ou filantropia. Por que será? Alguns acham que é porque os ricos têm bom coração e carinho pelo próximo, ainda que sejam ricos. Mas é possível também que haja uma explicação um pouco diferente para a atual situação. Acredito que os ricos gostem de caridade por terem medo de que os pobres tomem conta de si mesmos.
..
.
Deixando questões de carinho e pena pelo próximo de lado, acredito que os ricos gostem de caridade por terem medo de que os pobres tomem conta de si mesmos. Preferem os ricos garantir que os pobres não sejam auto-suficientes. Querem os pobres como seus dependentes, materiais e morais. O maior pavor dos ricos é um pobre que tome conta de si mesmo. Pior ainda se os pobres conseguirem tomar conta de si mesmos coletivamente. Nada pior para os ricos, afinal sua própria existência se veria seriamente ameaçada. Para isto, então, existe a caridade.
A solução para a pobreza não é a caridade, mas sim acabar com a pobreza. A pobreza existe porque as sociedades até o presente momento foram sociedades de classes sociais. Enquanto existirem classes, existirá pobreza. A caridade, ao contrário, pressupõe a existência de classes, e por isso não pode acabar com elas, muito menos com a pobreza.
A pobreza de fato acabará quando os pobres descobrirem como se organizar coletivamente para ser auto-suficientes, quando não dependerem mais dos ricos para existir. Pena e compaixão quase todos temos. O que nem todos têm é vontade de ver os pobres tornando a existência dos ricos redundante para o funcionamento da economia.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares