terça-feira, 17 de março de 2009

Sexta feira 13, Roubini e o Catastrofismo

“Dr. Doom” (“Doutor Maldição”) o economista Nouriel Roubini

Quem trouxe o economista catastrofista Roubini para falar para empresários brasileiros numa Sexta-Feira 13 obviamente quer que o Brasil pegue fogo.

Rouibi repetiu uma dezena de vezes que esta crise é pior do que a Recessão de 1929, e por aí afora. Sou um administrador que fez o primeiro mestrado em economia da FIPE, e não estudei a vida inteira a recessão de 1929, como Roubini, Bernanke e Krugman.

Mas eu me lembro bem disto:

A recessão de 29 desempregou 25% da população. Até agora, esta crise desempregou 3%, subindo o total para 8,1%. Mesmo com o futuro agravamento esperado, irá para 10% -- no máximo.
Metade dos bancos quebrou em 1929. Agora, o governo está mantendo os bancos -- o que significa que terão uma estrutura creditícia para sair da crise. Hoje, pode faltar crédito -- mas em 1929 faltou até banco.
Em 1929, houve uma deflação de preços de 10% por dois anos seguidos, aumentando OS JUROS REAIS DE 1% ao ano para 10% ao ano -- um aumento 1000%, que causou, de fato, a Grande Depressão. Nenhuma menção a isso no livro de Roubini, que usa somente juros nominais na sua análise. Nunca esteve no Brasil antes para aprender essa diferença crucial em Economia.
Hoje, não há perigo de uma deflação americana naquele nível.
Em 1929, 85% da renda vinha do trabalho, 15% vinha do capital, juros, aluguéis e aposentadorias. Hoje, somente 65% da renda vem do trabalho, fazendo com que o desemprego atual impacte a economia dos Estados Unidos muito menos do que impactou em 1929.
Para a alegria de quem o trouxe para cá, Roubini não apresentou nada disso à sua plateia de empresários brasileiros, que se encanta com tudo que vem do estrangeiro, especialmente em economia.
Por isso estou escrevendo o blog Betting On Brazil, este mesmo blog em versão em inglês, para empresários brasileiros que só acreditam no que é escrito em língua estrangeira.
Se você conhece algum empresário que foi assistir numa sexta-feira 13 ao catastrofismo do Roubini, peça-lhe que leia este post, e que acesse o Betting On Brazil. Só não diga que Stephen Charles Kanitz é brasileiro nato. Com muito orgulho.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares