segunda-feira, 4 de julho de 2011

SERÃO OS HOMOSSEXUAIS FILHOS DE DEUS?

 
                               
 "Façamos o homem á nossa imagem e semelhança"
                                                          ( Gênesis,1,29)
   O Supremo Tribunal Federal,aprovou a lei do casamento igualitário entre pessoas do mesmo sexo.Bem como temos visto adoção de crianças por casais homoafetivos.Oque gerou a reação raivosa de grupos religiosos fundamentalistas e da extrema direita.
Que resolveram fazer dos homossexuais a bola da vez de seus ataques.
   As conquistas são visto como um ato contra Deus,pecado, ditadura gay,destruição do nucleo familiar.Numa época em que o matrimônio,familia,esta em crise,fora de moda,eles tem a coragem em querer casar e constituir familias.
  Quando em 1907 e 1913 foi instituído o divórcio no Uruguay,1922 na União Soviética,1954 na Argentina e 1977 no Brasil,a instituição do casamento civil no Brasil em 1891,se falava  em destruição do núcleo familiar.Quando as mulheres ganharam espaço na sociedade,foi usado o mesmo argumento.
  Tenho em minhas relações de amizade, amigos homossexuais,pessoas muito respeitáveis,humanas e sociáveis.Nunca fui perguntado sobre eles,julguei ou os condenei.Olhando os ataques,violência contra os gays,lésbicas,emos,travestis,onde pessoas intolerantes usam argumentos para os seus atos a Bíblia,fico pensando.
   " Serão os homossexuais filhos de Deus?", podemos dizer que sim,pois Deus criou o ser humano a sua imagem e semelhança( Gn1,27),ao mesmo tempo tempo em que a Bíblia tem versículos que atacam a homossexualidade em defesa da familia.
  As Igrejas não devem fazer leituras fundamentalistas,como dizer que a Bíblia fala de homens e mulheres,quando fala do Amor.E o que iria falar de androginos,hemafroditas,travestis? A Bíblia foi escrita em determinado contexto,cultura,este contexto muda.Deus fala através da cultura,a sua palavra não é norma dada.
  Na Bíblia vemos a relação que havia entre Davi e Jônatas ( I Sm18,1-5;II Sm1,26),o interesse em  que teve Jesus em curar o servo " amante' do centurião romano( Lc 7,1-10;Mt 8,5-13), onde no mundo greco romano a relação afetiva entre pessoas do mesmo sexo era normal.
  Nas igrejas vemos muitos gays,lésbicas devotos,praticantes e atuantes nos trabalhos de evangelização e pastorais,enquanto nós os héteros negligenciamos na nossa participação e atuação.Ao condena-los,nós esquecemos que,há eunucos que são assim desde o ventre de sua mãe,e que é para mostrar as maravilhas de Deus ( Mt 19,12;Jo 8,3).
   Muitos cristãos se esquecem das atitudes de Jesus,que não segregou ninguém,mas foi ao encontro do outro,do diferente,assim como foi com a cura do servo do centurião.Ao discriminar o outro por sua opção,se vê o outro como ameaça,se sou firme na minha opção,acabo respeitando a opção sexual alheia e a diversidade.
   A Igreja deve ser " Sacramento" do amor de Deus para com a humanidade,principalmente para aqueles que são excluidos,pois em Cristo não a divisão de sexo, Deus não faz distinção de pessoas ( Gl 3,28;Rm 2,11).Toda a criatura foi criada,amada e santificada por Deus,ninguém é impuro ( At 10,28).Ele quer a prática da justiça ( At10,34-35), e condena a divisão social entre ricos e pobres ( Tiago 2,1-9).
  Os " homossexuais devem ser acolhidos com respeito,compaixão e delicadeza.Evitar-se para com eles todo o sinal de discriminação injusta.Essas pessoas são chamadas a realizar a vontade de Deus" ( Catecismo da Igreja Católica; § 2358).
  Eles tem a vocação para amar e serem amados,a serem felizes da forma em que Deus nos criou e chamou.Ao criar o ser humano, Deus disse :" Que maravilha e isso é muito bom", mostrando que todos nós somos sua imagem,semelhança e obras de suas mãos.
  Quando era seminarista, desejava ser " padre não para me meter na cama outros ( vida privada)", mas para mostrar que Deus é Amor,um Pai que ama todos os seus filhos sem distinção. A diversidade de gênero é bem vinda para a democracia,ao mesmo tempo em que mostra as maravilhas da criação divina.
  O que deve ser considerado pecado que clama aos céus, é a homofobia,aporofobia,qualquer forma de discriminação que machuca e mata o ser humano e não a homossexualidade.Quem vive a sua opção sexual ,sabe respeitar e conviver com a do outro.

Por: Júlio Lázaro Torma
Colaborardor deste blog


Um comentário:

Anônimo disse...

As igrejas devem lembrar lembrar que leis são feitas para todos, ser de uma religião não define como o governo deve lhe tratar. Principalmente as igrejas que tem em Jesus sua fonte inspiradora, devem lembrar que ele precava o perdão e a compreensão como qualidades primárias em um bom cristão... ele ficaria envergonhado em ver que o esta forma de Amor está sendo agredida covardemente, por seus seguidores!

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares