terça-feira, 30 de agosto de 2011

OPORTUNIDADES

Alguns anos atrás apareceu nas livrarias de todo o país, um livro que tinha o sugestivo título de " Pai Rico,Filho Nobre e Neto Pobre" de Fernando Verissimo, que falava do sucesso financeiro e era escrito para o meio empresarial.
  Morando em bairro e caminhando nas ruas tenho encontrado muitas histórias de vida de superação e até de derrotas, que me fazem meditar um pouco, como á que aconteceu alguns meses atrás.
   Um perigoso deliqüente me interceptou na rua e pediu para conversar comigo, entre o receio e parar para o escutar, fiquei na dúvida, se deveria parar para lhe dar atenção ou  não.Pois como vivemos num tempo de medo e insegurança, o receio se torna cada vez mais forte,além do mais quando se está junto de alguém que goza de má fama diante da população indefesa e dos órgãos de segurança pública.
 Ele me pediu um santinho ou um rosário,me falava que no bairro todos olham para ele e para a sua familia com desprezo, que procura ajudar os outros,e que é desprezado por ser bom.No meio da conversa usei a psicologia de Jesus de Nazaré:
  "o que o povo diz de mim?" e " vós o que dizeis de mim?"( Mt 18,13-15), ele  me respondeu:" tu és de Deus e não fazes mal a ninguém,ninguém fala mal de ti", enquanto a ele a resposta foi negativa pois trilha no mundo do crime.
  Olhando a pessoa, em questão,após conversarmos descontraidamente,continuei a caminhar, como escreve o poeta Antônio Machado:" caminhar se faz caminho", fiquei pensando sobre a pessoa em questão e também sobre uma jovem amiga.
  Nas Santas Missões Populares de 1996, visitei um casebre de madeira e chão batido, uma menina humilde que cuidava de cinco crianças receosa me recebeu e conversamos, ao passar do tempo,começamos a trabalhar juntos na comunidade e pastorais sociais, assim como várias pessoas humildes em que passaram na minha vida e que as vezes nos encontramos nas quebradas da vida.
  A pessoa que me interceptou poderia estar num outro patamar, de familia burguesa, militares,avó general,casa boa,poderia estar galgando uma  boa carreira militar e acabou jogando tudo por terra nos vícios das drogas.
 A menina condenada pela situação de pobreza, miséria a cair no submundo, hoje trabalha num bom emprego, boa esposa e mãe de familia.Como ela muitos pobres, falam em sair da vulmerabilidade, lutar contra o sistema que os condenou a viverem na secular vida de pobreza, lotando o precário e falido sistema prisional e as redes de prostituição.
  Mas acabaram não se vendendo as garras destes dragões e lutam com garra e valentia para derrubar as barreiras que os dominam e não se deixam dominar e muitas vezes sabem aproveitar as oportunidades  que a vida lhes dá e dão valor.
  Como canta a canção popular," QUEM NÃO CHORA DORME COM FOME, MAS QUEM TEM NOME JOGA PRATA NO AR". Pois, quem nasce em berço esplêndido não sabe valorizar o que tem, as oportunidades e joga tudo ao leo.Enquanto que aqueles que nada possuem,os deserdados, dão valor ao pouco o que tem, as suas conquistas, pois sabem o que é o sacrifício da vida, vão a luta faz valer as conquistas, do seu dia a dia.pois quem nunca lutou ou recebeu de mãos beija das não dá valor as oportunidades em que a vida lhe dá.
  Os pobres nos ensinam a ser perseverantes e dar valor as pequenas conquistas obtidas no seu dia a dia, pois sabem mais do que ninguém o que é o sofrimento e a privação, diferente de quem tem tudo, mas que na verdade não tem nada.
___________


Por: Júlio Lázaro Torma
Colaborador deste blog

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares