domingo, 21 de agosto de 2011

Saint-Évremond

 Charles de Saint-Évremond (1613/14?-1703),foi conhecido como um moralista-libertino nascido na Baixa Normandia em Saint Denis-le-Gast.Foi um militar,filósofo,moralista e historiador,orador admirado e autor retirado,epicurista libertino e católico fideista,tudo sabiamente dobrado:o esgrimista na pela do orador,o cristão vestido com os trajes de sibarista,o falador transfigurado em escritor,o historiador dissimulado no burilador de aforismos.
  Era familiarizado com a História e contribui com ela,pensa e teoriza como orador por ser irônico na arte das farpas,artista do efêmero.Na qual deita pensamentos,reflexões e texto no papel.
  Como militar participa de missões diplomáticas de alta importância,de ações militares onde se torna exímio esgrimista,onde passa por todas as ordens militares se tornando marechal de campo.
  Além dos campos de batalha,palácios reais,a onde freqüenta em missões diplomáticas.Ou no exílio em Londres,Bruxelas encontramos Saint Évremond freqüentando os salões parisienses,bem como a Academia Puteana,casa de familias importantes e de alguns intelectuais onde encontra filósofos como Thomás Hobbes e Baruc Spinoza.
  Freqüentava os salões ao lado de lindas mulheres,cortesãs,era um homem de grupo e cenáculo,de amizades viril com os seus companheiros de bebedeiras ou de amizades amorosa com as suas ex amantes.
   Do mesmo tempo em que é um libertino freqüentador de salões e de lindas cortesãs se mostra como um fideista e defensor da religião católica apostólica romana e apreciador de teatro onde prefere as obras de Corneille a Rocine.
  Temido nos debates usava nas respostas a ironia,humor ou mesmo de causticidade e de talento para o deboche.Suas palavras podiam magoar,ferir tanto como encontrar e regozijar.Com galanteio e o vinho.Na juventude um jovem fogoso,apaixonado,bem apessoado cuja presença seduzia as mulheres.Não era ciumento aceita a concorrência de outros homens; com as suas ex amantes tem uma indefectivel relação de ternura amistosa.
   Tem uma longa história de amizade amorosa,fiel e casta com uma ex amante Ninon de Lenclos que acompanhava nos salões de Marais.No campo intelectual teve contato com a Filosofia antiga como a de sua época,com: Epicuro,Sêneca,Petrônio,Montaigne,Pierre Gassendi,Thomás Hobbes,Baruc Spinoza,René Descartes e as obras teatrais de Corneille e Racine.
  Na sua vida era uma pessoa neutra,por não suportar os extremismos,na religião nem supersticioso ou ímpio;volúpia nem asceta e nem depravado,no saber nem certo e nem errado,nem curioso de mais ou de menos.
  Amou a conversa,escreveu.Foi diplomata,caçador,freqüentou casas de jogos,farras,clubes gastronômicos e aulas de dança e esgrima.Escreveu comédias,músicas e poesias.Praticou todos os prazeres,teve muitas mulheres,bebeu champanha todas as manhãs,comeu ostras no café da manhã e comidas finas.
  Após viver anos numa vida libertina o normando de Saint Denis termina os seus dias de velhice longe das badalasões dos salões de Paris,Londres e Bruxelas,numa vida contemplativa entre a criação de cavalos e de cachorros.

Por:Júlio Lázaro Torma
Colaborador deste blog

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares