quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Marx tem a chance de salvar a economia mundial

 
O espírito de Marx, que está enterrado em um cemitério perto de onde eu vivo no norte de Londres, saiu da sepultura por causa da crise financeira e da recessão econômica subsequente.
 
Líderes políticos lutam para entender a avalanche de pânico financeiro, protestos e outros males que afligem o mundo fariam bem em estudar o trabalho de um economista que morreu há muito tempo, Karl Marx. Quanto mais cedo nós reconhecermos que estamos enfrentando uma grande crise do capitalismo, o mais bem equipado para gerenciar um caminho para sair da crise será aquele que conhecer esses detalhes. O espírito de Marx, que está enterrado em um cemitério perto de onde eu vivo no norte de Londres, saiu da sepultura por causa da crise financeira e da recessão econômica subsequente.
A análise profunda do filósofo mais sábio do capitalismo tem várias de falhas, mas a economia global de hoje apresenta muitas semelhanças misteriosas com as condições que ele tinha antecipado. Vejamos, por exemplo, a previsão de Marx de que o conflito inerente entre capital e trabalho se manifestaria inevitavelmente. Como escreveu em "Das Kapital", a busca das empresas por benefícios de produtividade, é claro, leva a necessidade de menos trabalhadores, levando à criação de um "exército de reserva" dos pobres e desempregados: "A acumulação de riqueza num pólo é, portanto, ao mesmo tempo, acumulação de miséria" Marx descreve o processo que é visível em todo o mundo desenvolvido, particularmente nos esforços das empresas dos EUA para reduzir custos e evitar a contratação. Os lucros corporativos aumentaram como parte da produção econômica total no nível mais alto em mais de seis décadas, enquanto a taxa de desemprego foi de 9,1% e os salários reais estão estagnados. A desigualdade de renda nos Estados Unidos, entretanto, atingiu seu nível mais alto desde 1920. Antes de 2008, a disparidade de renda foi obscurecida por fatores como crédito fácil, que permitiram às famílias pobres desfrutarem de um estilo de vida semelhante ao dos mais ricos. Agora o problema é voltar para casa para descansar.
O paradoxo do excesso de produção
Marx também notou o paradoxo do excesso de produção e baixo consumo: quanto mais trabalhadores são relegados à pobreza, menos serão capazes de consumir todos os bens e serviços que as empresas produzem. Quando uma empresa reduz seus custos para aumentar a receita, é sábio para maximizar os lucros, mas quando o fazem todas as empresas, ao mesmo tempo, prejudicam a distribuição de renda e demanda efetiva para aqueles que dependem da renda e salário. Este problema também é evidente no mundo desenvolvido de hoje. Temos uma capacidade substancial de produzir, mas nas áreas de média e baixa renda, encontramos uma insegurança financeira generalizada e baixas taxas de consumo. O resultado é visível nos Estados Unidos, onde as vendas no setor da construção e as vendas de automóveis ainda são cerca de 75% e 30% abaixo de seus picos de 2006, respectivamente. Como dizia Marx em O Capital: "A razão última para todas as crises reais é sempre a pobreza e o consumo restrito das massas"

George Magnus é economista-chefe do banco suíço USB.
 

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares