terça-feira, 1 de maio de 2012

Collapse (Documentário Legendado PTB)



Collapse.
 É bom assistir ao filme com uma pá do lado da cadeira e uma mochila com mantimentos, porque Collapse não é apenas um ótimo documentário, é também um dos filmes mais assustadores já feito.
De forma simples, bem simples mesmo, uma das únicas preocupações do diretor Chris Smith ( que já havia trabalhado com Michael Moore em The Big One ) foi a de arrumar um galpão que desse o clima de “esconderijo” para filmar a entrevista com Michael Ruppert, o sabichão responsável por todas as informações mostradas no documentário. Mas quem é esse tal de Ruppert?
Michael Ruppert é um ex agente do FBI que já trabalhou com a inteligência militar dos Estados Unidos. Já foi policial em Los Angeles e tem também na família um histórico de militares que serviram ao país. Republicano, depois de bater de frente com vários grandões do FBI e da polícia norte americana, Ruppert criou a From The Wilderness, um site que tem até uma versão impressa que cuida de investigar alguns acontecimentos suspeitos de dentro dos departamentos de polícia da terra do tio Sam.
Todas as informações do filme foram tiradas de um livro de Ruppert chamado Confronting Collapse: The Crisis of Energy and Money in a Post Peak Oil World ( Confrontando o colapso: A crise de energia e dinheiro depois de um pico do petróleo, sem tiragem por aqui no Brasil ) onde o autor conta de modo assustador o que espera a humanidade, cada vez mais dependente do petróleo. Segundo Ruppert, a produção de petróleo está em declínio acelerado, enquanto a humanidade está em alta no consumo do mesmo. E como quase tudo que precisamos depende do líquido negro, assim que ele acabar, o caos vai se instaurar por todos os lados. Escassez de comida, fim dos sistemas de telecomunicação e assim por diante. Vamos voltar às trevas.
Por fim, o entrevistado nos prova por A + B que não temos para onde fugir ( e é interessante ele mostrar até mesmo um gráfico onde aponta qual era a população até 1900 e o salto que é dado em menos de 100 anos, dizendo que em breve podemos voltar a ter o mesmo número de pessoas sobre a terra, para voltar a ter um equilíbrio ). Mas nem por isso deixa de ser um pouco otimista, e além de montar um pequeno manual de sobrevivência, explica como que ainda pode-se ter salvação ( pelo menos de alguns ) durante os próximos anos.
É… Collapse é um filme para quem tem sangue frio e consegue discernir o que é dito ali e o que pode ou não ser útil. Não cabe bem nas mãos de pessimistas e alarmistas. Mas como o próprio entrevistado diz, pode ser uma arma se mostrado para as pessoas certas, o que ele amigavelmente no filme chama de “O 100º macaco”. É um filme que DEVE ser assistido por todos.
                                                                                                                                                                                          

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares