sábado, 1 de junho de 2013

O Bloqueio: A guerra contra Cuba (completo)

Este documentário mostra as agressões que Cuba vem sofrendo por parte dos Estados Unidos desde o início de sua Revolução.

Também poderemos constatar a firmeza e a determinação do povo cubano e de seus líderes em não se render às pressões exercidas pela maior potência econômica e militar do planeta em todos os tempos.

Por mais de 50 anos, o povo de Cuba vem sendo obrigado a suportar o maior embargo econômico já exercido sobre qualquer país na história da humanidade. Tudo isso, sem mencionar os atos de sabotagem que visam destruir seus meios de produção com vista a causar-lhe escassez de alimentos e outros recursos e, consequentemente, gerar a fome e miséria entre sua população; assim como a prática de terrorismo direto, chegando inclusive ao ponto de introduzir artificialmente no país vetores de gravíssimas doenças que atacam tanto os habitantes humanos como os animais e a vegetação.

No entanto, Cuba dá um exemplo para a toda a humanidade de que é possível resistir vitoriosamente a toda essa monstruosa agressão imperialista quando um povo está dotado de consciência política, determinação de luta e organização, e é comandado por uma liderança representativa, capaz, coerente e abnegada.

Nenhum país do mundo sofre as dificuldades que Cuba tem que passar para conseguir as coisas mais elementares para levar adiante o dia a dia de sua gente. O objetivo do imperialismo estadunidense (e de seus defensores em outros países) sempre foi o de impedir que Cuba pudesse desenvolver seu modelo de organização social independente de modo normal. O que queriam era evitar que outros países do Terceiro Mundo decidissem se espelhar em Cuba e trilhar o mesmo caminho.

2 comentários:

Anônimo disse...

É terrivelmente impressionante e difícil de acreditar, que um grupo político ideológico de uma nação que se diz a excelência da democracia se julgue no direito de massacrar um povo, uma nação como o faz os EEUU a nação Cubana. As mentiras veiculadas contra aquela nação caribenha por governos sucessivos americanos a 50 anos para manter o bloqueio econômico e comercial contra Cuba é um crime de guerra, é um crime contra a humanidade, tão ou mais grave como o eram os crimes cometidos por Stalin no Leste europeu no tempo do comunismo. Assim como o Socialismo0 de Stalin era uma mentira o é também mentira da Democracia Americana pelos seus atos e fatos contra os países que contrariam os seus interesses.

Anônimo disse...

Obrigado por escrever este texto. Sem ele, eu não conheceria este documentário tão cedo.

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares