sábado, 16 de agosto de 2008

A CRIAÇÃO


Diz que Deus criou o burro e disse: “Trabalharás incansavelmente de Sol a Sol, carregando fardos nos lombos. Comerás capim , não terás inteligência alguma e viverás 60 anos. Serás burro”.

Aí o burro respondeu: “Serei burro, mas viver 60 anos é muito, Senhor. Dá-me apenas 30 anos”. Deus lhe deu 30 anos e o bacana mesmo é o burro falar “dá-me”, demonstrando erudição no trato com o idioma.

Depois, Deus criou o cachorro e ordenou: “Vigiarás a casa dos homens e serás seu melhor amigo. Comerás os ossos que ele te jogar e viverás 20 anos. Serás cachorro” (observem que o Altíssimo evitou a palavra cão, talvez para não promover o Coisa Ruim). O cachorro afirmou: “Senhor, comerei ossos, mas viver 20 anos é muito tempo. Dá-me 10 anos”. Deus concordou com o pleito e lhe deu 10 anos.

E, antes de descansar no sábado (Deus também não é de ferro), o Senhor criou o macaco e falou: “Pularás de galho em galho, fazendo macaquices, serás divertido e viverás 20 anos. Serás macaco”. O macaco comentou: “Senhor, farei macaquices engraçadas, mas viver 20 anos é muito. Dá-me apenas 10 anos. Repleto de bondade e compreensão, virtudes que faltam a certos governantes, o Altíssimo concordou com a solicitação do macaco, concedendo-lhe o tempo de vida de apenas 10 anos.

Depois de tantas criações corretas e notáveis, adivinhem, caros leitores, o que Deus criou em seguida. O Arquiteto do Universo fez o homem. E, sem papas e bispos na língua (ainda não havia o clero), Deus falou alto e bom som, com sua voz tonitruante:“Serás o único ser racional sobre a face da Terra, usarás tua inteligência para te sobrepores aos demais animais e à Natureza. Dominarás o Mundo e viverás 30 anos”.

O homem respondeu:“Senhor, serei o mais inteligente dos animais, mas viver 30 anos é muito pouco. Dá-me os 30 anos que o burro rejeitou, os 10 anos que o cachorro não quis e, também, os 10 anos que o macaco dispensou”.

Deus concordou com a reivindicação apresentada pela nova criatura. “Está bem, viverás 30 anos como homem. Casarás e passarás a viver 30 anos como burro, trabalhando para pagar as contas e carregando fardos. Serás aposentado pelo INSS, vivendo 10 anos como cachorro, vigiando a casa. Depois, ficarás velho e viverás mais 10 anos como macaco, pulando de casa em casa, de um filho para outro, e fazendo macaquices para divertir os netos”. E mais o Senhor não disse nem lhe foi perguntado.


Sandro Villar

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares