quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Uczai é o novo presidente da Comissão de Educação


O deputado estadual Pedro Uczai (PT) foi confirmado, na sessão ordinária desta quarta-feira 18, como o novo presidente da Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Uczai, que nos últimos dois anos ocupou a vice-presidência e em 2008 esteve na liderança da bancada do PT, coordenará os trabalhos de uma das comissões mais importantes do parlamento no biênio 2009/2010.
A condução de Uczai à presidência se deve à sua trajetória profissional e atuação parlamentar historicamente pautada por temas que envolvem a educação. Professor universitário há mais de 20 anos, Uczai é autor de cinco livros e atualmente dá aulas em cursos de pós-graduação. No parlamento, contribuiu em importantes debates e foi decisivo para o avanço da legislação na área, tanto no atual mandato quanto nos dois mandatos anteriores na Assembleia Legislativa, em 1997/1998 e 1999/2000.
Entre as leis de autoria do deputado está a regulamentação do Artigo 170, aprovada em 1999 e que já concedeu mais de 170 mil bolsas de estudo para universitários com dificuldade financeira. Para Uczai, a experiência acumulada na área deve ser uma importante aliada. No entanto, o parlamentar fez questão de ressaltar que o acúmulo de conhecimento também amplia a responsabilidade na condução dos trabalhos.
“A Comissão de Educação deve ser a protagonista de debates estratégicos e polêmicos nos próximos dois anos. Não há dúvida de que esse acúmulo, seja no espaço da universidade ou no espaço do parlamento, será um facilitador. Mas, ao mesmo tempo, ele nos impõe uma responsabilidade ainda maior na mediação de importantes debates e no avanço da legislação que assegure a conquista de novos direitos na área”, destaca Uczai.
Segundo Uczai, entre as pautas da comissão para os próximos meses está o piso salarial dos professores; o plano de cargos e salários do magistério; a terceirização da merenda escolar no estado; a eleição direta para diretores de escolas; as bolsas de estudo do Artigo 170 e Artigo 171; o fortalecimento das universidades comunitárias; o fortalecimento da Udesc; a expansão do ensino superior e das escolas técnicas federais; e a criação da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) na região oeste.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares