quinta-feira, 16 de abril de 2009

Para o MPA Governo do Estadado não tem apresentado projetos que possam combater a seca na região Oeste de SC


A estiagem que castiga a região Oeste de Santa Catarina deixa mais de 31 cidades em estado de emergência. A Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) continua com as fiscalizações, aplicando multas aos consumidores que desperdiçarem água, lavando calçadas e veículos com água corrente, abastecendo piscinas ou molhando jardins.Fabiano Baldo, integrante da coordenação estadual do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), enfatiza que até o momento o governo do estado não tem apresentado projetos que possam combater de maneira mais efetiva a seca, mas sim apenas medidas paliativas e que não resolvem o problema de fato.


“O governo do estado não anunciou nada que venha a causar um impacto significativo em relação a esta estiagem. O que existe são algumas políticas compensatórias como um caminhão pipa aqui, um tanque ali. Mas não anunciou nenhuma política que venha a melhorar essa situação para uma eventual seca que possa acontecer nos próximos anos”, explica.


No próximo mês o MPA estará realizando uma jornada de lutas a qual deve ter como prioridade o debate sobre a aprovação do novo código ambiental. Fabiano comenta que a seca poderá se agravar após a aprovação do novo código ambiental, o qual segundo ele deverá propiciar ainda mais o desmatamento e descuido com as áreas de preservação.


“A gente tem uma ação programada para os dias 18 a 22 de Maio, é uma jornada de luta nacional dos pequenos agricultores. Vamos discutir essa questão ambiental de Santa Catarina; sobre esse código ambiental que foi aprovado nos últimos dias o qual usaram muito os camponeses para realizarem esta aprovação”, comenta.


Fabiano ainda enfatiza que a situação se agrava, pois a disponibilização de caminhões pipa pelo poder público tem priorizado mais o atendimento das grandes empresas e das grandes propriedades. De acordo com o instituto de pesquisas espaciais não há a previsão de chuva nesta região para os próximos dias.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares