domingo, 12 de julho de 2009

Johann Wolgang Goethe

A gente humilde do lugar já me conhece e estima, sobretudo as crianças. A princípio, quando os
abordava e interrogava, amigavelmente, a respeito disto ou daquilo, alguns, supondo que era para
troçar deles, me repeliam rudemente. Eu não me agastava; porém, isso fez-me sentir mais
vivamente a verdade de uma observação por mim muitas vezes feita. As pessoas de condição
elevada mantem habitualmente uma fria reserva para com a gente comum, só pelo temor de
diminuir-se com essa aproximação. Além disso, há os imprudentes que só fingem condescendencia
para melhor ferir, com seus modos arrogantes, a gente humilde.


Bem sei que não somos, nem podemos ser todos iguais; sustento, porém, que aquele que julga
necessário, para se fazer respeitar, distanciar-se do que nós chamamos povo é tão digno de lástima
como o covarde que se esconde a aproximação do inimigo, de medo de ser vencido.


*Goethe

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares