quinta-feira, 2 de julho de 2009

Revista Veja e Gilmar Mendes tem que pedir desculpas

Gilmar Mendes, presidente do Supremo Tribunal Federal, com ampla cobertura do órgão oficial da direita reacionária brasileira - a revista Veja - nos infernizou a vida, em passado recente, com a denúncia de que uma conversa entre ele e o senador Demóstenes, do PFL (esse partido, formado por acólitos da ditadura, não pode ser tratada pela sigla que recentemente adotou) , havia sido gravada, a mando da operação Satiagraha, conduzida pelo delegado Protógenes Queiroz.
Foi uma alaúza geral. Imediatamente, todos os órgãos principais da imprensa diária fizeram a repercussão do fato, com imensos espaços. O mesmo ocorrendo com telejornais e programas jornalísticos radiofônicos.
Lula, do alto da sua subalternidade às classes dominantes, pressionado formalmente por Gilmar Mendes, não hesitou em enviar o diretor da Abin Paulo Lacerda - envolvido como cúmplice do "crime" - para um posto honorífico no exterior. E chegando a insinuar "condenações" a métodos não recomendáveis de investigação.
Pois bem. Dia 1º de julho, está lá escondido na página 11 da Folha de S.Paulo, e inencontrável nas páginas do Globo, a informação que deveria estar na primeira página: a Polícia Federal não conseguiu municiar o inquérito com a prova material do caso. Não foi encontrada nenhuma fita com gravações da referida conversa, entre os dois palestrantes. "Gravação", aliás, pela qual só tinham que agradecer, tal o teor de alto nível civilizatório, de homens públicos probos, das formulações ali explicitadas. Arquivou o processo sem indiciar os "suspeitos".
Ficam, então, duas questões sérias a elucidar.
1 - A atitude do ministro do Supremo não tem nada a ver com falsidade ideológica? É absolutamente permitido à Sua Excelência, que até hoje não apresentou nenhuma contestação digna contra a acusação de chefe de capangas a ele feita pelo ministro Joaquim Barbosa, denunciar um crime, e seu executor, que não existiu? Nascido exclusivamente de sua capacidade ficcional e de sua enorme disponibilidade para a mídia conservadora?
2 - A revista Veja vai fazer algum pedido de desculpas - com o destaque dado à matéria quando de sua publicação - quanto à divulgação de uma suposta gravação que nunca teve em mãos? Vai informar quem deu a falsa informação, não verificada pelo medíocre e desonesto quadro de jornalistas que abriga?
A cidadania espera que as respostas surjam para que ambos, Gilmar Mendes e a revista, não tenham ainda mais desgastada a má imagem de que hoje desfrutam.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares