VI Encontro Macro Sul da Recid - Viamão/RS
Nos dias 07 á 10 de outubro de 2010, no centro de formação do MST, no assentamento "Filhos de Sepé, em Viamão (RS), reuniram-se educadores/as populares de diversas Organizações e Movimentos Sociais, do RS, PR e SC para discutir a construção do poder popular e o futuro da recid.
Esta atividade faz parte do planejamento nacional da Rede de Educação Cidadã (RECID – RS), e possibilitou reunir a região Macro Sul do Brasil, que é composta dos seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.
O encontro que reuniu cerca de 60 educadores/as dos três estados, além de militantes de movimentos sociais e organizações que atuam em parceria com a recid, como MMC, MST, MTD, Consulta Popular, MNLM, MAB, Casa Brasil, Associação Corajem, Ong CDD, Instituto Acordar, PO, Avesol, Rede Pinhão, Levante da Juventude e muitos outros. Também acompanharam o encontro o assessor do gabinete da presidência da república Selvino Heck, os acompanhantes do Talher Nacional João Santiago, Marcel Farah e Cláudio Nascimento, os representantes da Comissão Nacional da região sul, Gisele Carneiro (PR) e Luiz Felipe Teixeira (RS), também contribuiu com os debates a representante da CN da região Norte Rosângela Santos.
O encontro foi composto por momentos de formação política, de aprofundamento dos debates sobre as experiências de construção do Poder Popular e a conjuntura atual na América Latina e no Brasil, as experiências da recid e suas contribuições neste processo de construção do poder popular no Brasil, e futuro da Rede de Educação Cidadã, deu-se continuidade ao processo de sistematização das experiências da rede na região.
Este encontro, além de possibilitar o aprofundamento das discussões, das quais eram necessidade da grande região, também foi um momento de reflexões, inquietações e sistematização das propostas da região, que serão levadas para debate na III Ciranda e para o X Encontro Nacional, que acontecem de 07 a 12 de dezembro de 2010 em Brasília/DF.
Ao final do encontro, se destacaram como desafios a continuidade no compromisso com as causas populares, apoderar-se dos elementos para que recid possa contribuir com sua metodologia e seu projeto político pedagógico (PPP), para a aproximação entre os grupos e Movimentos Sociais do Brasil, continuar aprofundando os debates e começar a divulgar/registrar o que estamos fazendo enquanto experiências práticas e políticas.
"A liberdade custa muito caro e temos ou de nos resignarmos a viver sem ela ou de nos decidirmos a pagar o seu preço".
José Marti
da qual este blogueiro fez parte
*Fotos: Sergio Frasco
Nenhum comentário:
Postar um comentário