domingo, 23 de fevereiro de 2014

Hino à Rua – Canção dos Protestos

“Existem dias que valem por cem anos ” – John Reed , autor de “Os 10 dias que abalaram
o mundo ”
Um processo revolucionário não é algo simples de se entender devido a sua complexidade e pela sua multifacetada forma de se apresentar. Não se coloca com um início claramente identificável e nem mesmo com um fim que possamos determinar. O máximo que podemos ver dele são facetas, momentos no tempo e espaço, nos dando algumas idéias do que é naquele momento : sua hegemonia, seus personagens e momentos críticos .
Um dos elementos que ele nos deixa à mostra são suas manifestações culturais, expressas sob diversas formas,notadamente através da música, pintura, cinema ou outros tantos elementos estéticos .
Uma coisa é fato : um processo revolucionário traz à tona, pelo embate que trava entre os valores que saem de cena e os outros que afloram , aquilo que até um momento não era visível, aquilo que estava submerso e só era visto por uma pequena parte da sociedade , e que se expressam através de obras de arte, com um papel claramente definido de armas de mudanças da realidade pré existente .
Sem dúvidas vivemos um desses momentos e a riqueza cultural é iincrível, nos confrontando com os elementos ainda não capturados pela lógica da Sociedade do Espetáculo que tudo transforma em mercadoria.
Infelizmente estes momentos, além de serem muito fugazes, pois duram muito pouco tempo, rapidamente se transformam e suas manifestações originais logo desaparecem , como aquelas flores raras que duram apenas algumas horas, em um momento se apresentando de uma forma e em outro, capturado pelo sistema, de outra forma, perdendo sua característica inicial.
Deleitamos-nos, então, com essas manifestações que para alguns se mostram estranhas , embora sejam cotidianas para aqueles que conhecem as ruas.
Durante as recentes manifestações juvenis-populares de junho muitas destas obras foram produzidas no calor das lutas e o “Hino às ruas – Canção dos Protestos de 2013″, realizado pelo Baderna Midiatica é, sem dúvidas, umas das que se destacam .
Vejam e reflitam :
Hino à Rua – Letra
Ela é mais que o asfalto onde eu piso
Ela é o caminho que nos leva à liberdade
Quando os povos oprimidos a conquistam
É a parte mais bonita da cidade
É ela quem escuta os nossos gritos
O riso, o choro, o lamento de dor
As bombas, disparos, os golpes brutais
De quem pratica a guerra e fala em paz

[Refrão]
Ela é dos cantos, das batucadas
É o povo unido quem a detém
É das bandeiras, das barricadas
Ela é de todos porque é de ninguém
Não é dos chefes, nem dos patrões
Não é uma posse, não é um bem
Nem dos Estados, nem das nações
Ela é de todos porque é de ninguém
 

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares