segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Fórum Social Temático 2012

 Nos dias 24 á 29 de Janeiro de 2012, estará ocorrendo em Porto Alegre ( RIS),e região metropolitana, Canoas, São Leopoldo e Novo Hamburgo, o Fórum Social Temático ( FST 2012).
  O Fórum Social Temático 2012, tem como tema:" Crise Capitalista, Justiça Social e Ambiental", em preparação a Cúpula dos Povos na Rio +20.
  O F S T deste ano irá reunir militantes dos movimentos sociais urbanos e rurais, feministas,religiosos,povos indígenas, ambientalistas e intelectuais que irão discutir alternativas a crise global, a crise capitalista que tem atingido a humanidade e toda a criação, a vida no planeta.
  Estamos vivendo nos últimos anos a maior crise econômica, desde 1929 com o crack da Bolsa de Valores de Nova York.Atual crise econômica que está atingindo o mundo é maior e será duradoura.
  Onde segundo analistas a atual crise poderá durar os próximos cinqüenta anos.Ela vem acompanhada por três outras crises que são a climática, alimentar e finaceira.
  A crise climática vem sendo denunciada desde 2007, através do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas ( IPCC), ter alertado para a urgência na transição de baixo carbono; alta dos preços das commodities e dos alimentos pela especulação pelos grandes das finanças.
  A Crise financeira mundial que tem arrastado os países gerando o aumento do desemprego, pobreza e miséria em escala global.O que tem gerado políticas repressivas dos governos em cima das populações em defesa do capitalismo transnacional.
  Tal situação gerado por uma civilização centrada no lucro, consumismo.Onde a felicidade e o ideal de felicidade está nos bens ostentatórios, criados na lógica da obsolescência privada, planejada, uso privado, desperdício e descartabilidade.
  Que consumem mais recursos, energia, matérias primas e alimentos, gerado e agravando mais crises.
  Onde o capital engana com a criação de novas tecnologias que resolverão os problemas gerados pelo próprio capitalismo.
  Onde são feitas para que nenhuma ameaça ao capitalismo possa florescer, a democracia é corrompida pelo poder do dinheiro ou suprimida.
  Diante deste quadro tem florescido atos de indignação pelo mundo, como as manifestações indígenas nos Andes,dos estudantes chilenos.Bem como a Primavera Árabe, os indignados na Europa e os " Occupy América" ou " Occupy Wall Street".
  O F.S.T é o encontro de todos e todas indignados e indignadas, que lutam, sonham e constroem " um outro mundo possível" ou " um mundo em que caibam outros mundos".
  Onde não haja excluidos e excludentes, em que não gira pela lógica do dinheiro e do consumismo desenfreado, que está fazendo com o que o planeta se converta num grande shopping center.
  Onde estamos todos ricos e pobres, bem como os outros seres do planeta rumo a sua destruição.
  Queremos construir um outro mundo possível e necessário, para as gerações futuras, onde haja de fato respeito e a conservação  da vida e dos bens do planeta, que todos tenham acesso a uma vida digna e de qualidade, respeitando o ambiente em que vive.
  O Fórum Social Temático 2012 é a reafirmação da Esperança e a continuação dos protestos contra o G 20 em Novembro de 2011 em Paris, COP 17 em Durban na África do Sul e em preparação a Cúpula dos Povos do Rio+20, onde mostraremos aos governos e aos donos do mundo reunidos no RIO+20 a nossa indignação.
 _________________
Por: Júlio Lázaro Torma*
Colaborador deste blog
* Membro da Equipe da Pastoral Operária ( Arquidiocese de Pelotas / RS)

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares