sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Professor da UFFS sofre processo por questionar no Consuni decisão da reitoria


Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior - ANDES-SN



Data: 14/12/2012

O professor Vicente Ribeiro, lotado no campus Chapecó da Universidade Federal da Fronteira Sul, está sofrendo um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), movido pela reitoria pro tempore, por ter questionado o vice-reitor em uma reunião do Conselho Universitário. O professor está sendo acusado de “desacato à autoridade”. Este não é o primeiro PAD aberto contra servidores que têm posição contrária à da reitoria. “Infelizmente, há um uso abusivo desse instrumento”, avalia Ribeiro, que também é diretor da Seção Sindical dos Docentes da UFFS (Sinduffs).

Ribeiro tem o apoio da comunidade acadêmica. Além de uma moção de apoio aprovada no VI Encontro Intersetorial do ANDES-SN (leia aqui), circula na internet um abaixo-assinado em solidariedade ao professor. Com mais de 320 assinaturas (assine aqui), o abaixo-assinado acusa a reitoria de buscar, com os PAD, “levar para a esfera disciplinar e criminal o legítimo debate realizado nas instâncias colegiadas da universidade, contribuindo para disseminar uma política de amedrontamento em toda a comunidade universitária.”
Danilo Martusceli, um dos organizadores do abaixo-assinado e igualmente professor da UFFS, ressalta a importância dessa manifestação para divulgar o que está acontecendo na universidade, denunciar as atitudes autoritárias da atual reitoria da UFFS e construir um espaço acadêmico no qual a pluralidade de ideias seja respeitada.

Além do PAD, a reitoria apresentou uma representação no Ministério Público Federal. O PAD ainda está no começo, já que nem mesmo as testemunhas indicadas pelo professor foram ouvidas. “Acreditamos que não sofreremos condenação em nenhum dos processos, pois em nenhum momento desacatamos a reitoria, mas apenas questionamos uma decisão tomada unilateralmente pelo reitor e a condução dos trabalhos do Conselho Universitário”, argumenta Ribeiro.

Além de denunciar o ato arbitrário praticado pela reitoria e de oferecer apoio político ao professor Vicente Ribeiro, a diretoria do ANDES-SN, por meio da Regional Sul, vai disponibilizar assessoria jurídica para acompanhar o processo. “Entendemos que está havendo uma perseguição injusta e é papel do Sindicato apoiar os professores contra assédios morais como o que está sendo colocado em prática pela reitoria da UFFS”, argumenta a 2ª vice-presidente da Regional Sul, Cíntia Xavier.
Para a presidente do ANDES-SN, Marinalva Oliveira, é preocupante a atitude da reitoria da UFFS, “ainda mais considerando que uma das características constitutivas de uma universidade é de ser o espaço da divergência por excelência. Para que a instituição cumpra sua finalidade, ela deveria incentivar a divergência e não reprimi-la”, argumenta.
HistóricoNo dia 15 de junho, durante a 5ª Reunião Ordinária do Conselho Universitário (Consuni), conduzida pelo vice-reitor da UFFS Antônio Inácio Andrioli, o professor Vicente Ribeiro questionou condução dos trabalhos da sessão.

Na ocasião, estava sendo debatido o ato do reitor de criar um novo campus em Passo Fundo, sem qualquer consulta às instâncias colegiadas da instituição. Por decisão de ampla maioria de seus membros (26 votos favoráveis, sete contrários e cinco abstenções), o Consuni aprovou uma moção de repúdio a este ato do Reitor por considerá-lo uma afronta aos princípios da gestão democrática. (veja o vídeo aqui)


Fonte: ANDES-SN

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares