sábado, 8 de março de 2014

NOTÍCIA 'PADRÃO LIXO'


NOTÍCIA 'PADRÃO LIXO'

O Jornal Nacional, vitrine principal do dito 'jornalismo profissional' das Organizações Globo decidiu fazer hoje um novo desafio à realidade dos fatos para 'contar ao Brasil' a versão 'oferecida pelos patrocinadores' sobre a greve dos garis do Rio.

Diferentemente daquilo que a população testemunhou nas ruas, com a 'onda laranja abolicionista' dos garis tomando o centro da cidade e sendo ovacionada pelos cariocas a 'notícia padrão lixo' da Família Marinho e seu principal telejornal optou pela narrativa da volta ao trabalho dos garis limpando a cidade, coagidos pelos PM, depois de 7 dias de greve e fez isso ainda na contramão da quase totalidade dos veículos de jornalismo digital.

A Rede Globo tenta com isso dar por sepultado o movimento grevista dos garis do Rio que conquistou amplo apoio popular e vem tocando o coração dos brasileiros. O 'jornalismo profissional' praticado por eles faz isto no mesmo dia em que a cidade do Rio de Janeiro viveu sua mais bela manifestação popular depois de junho.

Faz isto quando milhares de brasileiros pobres e negros ousam desafiar o sindicato pelego da categoria, o prefeito autoritário da cidade, a máquina policialesca do Estado e seguir em sua luta justa por direitos e melhores condições de vida, à revelia inclusive da própria Globo. Só um jornalismo cúmplice da elite escravocrata do Brasil, profundamente atrelado aos interesses dos poderes estabelecidos é capaz de se prestar a tamanho desserviço social e negar a própria função social da notícia no capitalismo da informação.

Todos sabemos da imensa parcela de responsabilidade que a 'TV da Ditadura' tem sobre as enormes mazelas sociais ainda latentes em nossa sociedade. Depois da massificação das redes sociais e com a realidade política que emergiu no Brasil pós-junho, insistir na manipulação vergonhosa da narrativa não sepultará a luta popular mas sim qualquer resquício de utilidade pública que possa ostentar o maior conglomerado de comunicação do país e ainda acabar convencendo o Brasil inteiro que os jornalistas e editores que se prestam a este papel não merecem sequer o salário vergonhoso dos garis.

O povo não é bobo, os garis moram no coração da cidade e só a Globo finge não saber disso. Não há governo, PM, TV nem FIFA capaz de interromper a luta do povo do Brasil por DIREITOS.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares