sábado, 10 de novembro de 2007

"hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás"

Como todo adolescente, fui de certa forma contínuo e admirador de Ernesto guevara. Atire a primeira pedra quem nunca teve uma recaída pró revolução. Não cheguei ao cúmulo de usar barba mas boina e cabelos compridos este sim ( uso até hoje) e até perdi a conta de quantas vezes citei a famosa"hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
Se Che já era uma personalidade complexa em vida, depois de morto, então, e a contar pela forma como encontrou a "indesejada das gentes." em la higuera, essa complexidade deve ser elevada a qinta potência.
Estampado no biquini de Gisele Bündchen ( não sei se é assim que escreve ), no braço do Mradona, na barriga do Mike tyson em milhares de camisetas e cartazes espalhdos pelo mundo, o retrato feito por um de seus seguidores, tornou-se o pai de todos os paradoxos: costuma ser utilizado tanto pela direita como pela esquerda, tanto pelas comunidades mais pobres quanto pelas mais abastadas, pelos menos alfabetizados como pelos intelectuais-de salto alto uqe se dizem defensores de alguma causa,mesmo sabendo eles que oque os interesa é o poder dominante perante os mais humildes(mas voltamos ao nosso assunto).
na Bolívia os decendentes de camponeses que o deduraram aos milícos consideran-no um santo milagreiro, em cuba permanece como herói oficial do regime e da revolução. Nos EUA, é um títere importante de certos remanescentes da contracultura americana. Com o desmenbramento do bloco sovietíco e a volta de cuba a sua condição de bordel do caribe, é natural que a vitoriosa(?)ECONOMIA LIBERAL, jogue lama nos principais icones do quase finado SOCIALISMO.
Restou Che, mais ou menos. Os 40 anos da sua morte representam uma bela oportunidade para a promoção de uma devasa pública.
Logico que o homenm não foi nem um santo, longe disso.Tirou vidas a dele e a de muitos outros, para combater um capitalismo que logo depois capitalizaria até sua imagem. Por outro lado não era o assassino "sedento de sangue" descrito em recente matéria da revista VEJA( MESMO PORQUE POBRE E SOCILISTA NÃO COMPRA SUA REVISTA).
Por isso sugiro muito cuidado com essa facilidade de rotularmos alguém e que o momento nos sugere. Em vez de endeusarmos ou demonizarmos um mito, operação fácil de fazer seria lermos mais a respeito e chegarmos a uma resposta por conta e risco , ai sim termos uma conclusão autônoma? e deixarmos de lado tantos meios de comunicação que querem apenas destorcerem os fatos por simples comprometimento com aquele partido ou candidato.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares