quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Planejar é preciso


Está semana me deparei com algumas incursões na TV do ex Dep. Roberto Jeferson, aquele actual do momento que é uma possível crise energética culpando é lógico o governo lula e de outros chefes de nações espalhadas pelo mundo,mas não fez ele esclarecimentos nescessarios para colocar o povo mais interagido no assunto e sim se ateve a simples ataques políticos como é de seu feitio.

E por isso decidi tentar esclarecer um pouco mais este tema que é chamada de crise energética.Um estudo recente do fórum mundial mostra que países que historicamente se preocupam e se organizam,partindo de um bom planejamento de médio e longo prazo costumam ter uma boa infra estrutura para poderem evitar e saírem das crises,ja aqueles cuja cultura e prática politica desconsideram o planejamento sofrem continuadas crises. O apagão de 2001foi talves o exemplo mais recente da falta que fez um bom planejamento. Pra remediar a crise foram construídas dezenas de usinas térmicas a gás no nordeste. consideradas como usinas emergenciais, ficaram este tempo todo sem operar, em maio por pressão do governo a petrobras assina um termo de compromisso assegurando o fornecimento do gás para as usinas, mesmo ela sabendo que o fornecimento acaretaria em uma pressão dos mais afoitos de que isso poderia causar um total desfornecimento do gás para a população e automóveis mas isso não é oque a petrobras deseja nem oque vai acontecer porque até 2010 entrarão em pleno funcionamento e extracção da maior reserva de gás na bacia de santos.

No contexto energético mundial, de escassez dos derivados do petróleo e de preços crescentes do barril a 96 dólares, fica claro que que o futuro não é de energia barata é por isso que em países que o planejamento é de longo prazo é considerado, cresce o interesse pelas energias renovaveis. As energias eólicas e solares com o preço do petróleo chegando a 100 dólares tornan-se economicamente viáveis, na Alemanha ,onde a energia produzida pelo sol e pelo vento ja se faz presente há mais de uma década, países como a Dinamarca ,Portugal ,Espanha, entre outros países aprovam legislações, criam incentivos e passam a priorizar a produção de de energias limpas . O Brasil por sua vez tem um potencial enorme a ser explorado, este governo esta investindo grande em usinas hidroeletricas que tambem cumpre com sua função de energia limpa e esta investindo em energia eólica também. Mas pra maioria de nossos políticos falta a cultura do planejamento e não querer jogar a culpa em um governo que vem tentando fazer sua parte , precisamos insistir nesta tecla do planejamento a longo prazo para no futuro termos a auto sustentação enérgetica. A crise não é do gás natural, como aparentemente possa nos parecer,a crise é energética e global.

Deixem de lado ex políticos e políticos demagogo e façamos nossa parte assumam a cultura do planejamento começando por não dar mais papo pra determinados apelos políticos que só distorcem os fatos.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares