terça-feira, 11 de agosto de 2009

Trabalhadores debatem crise e petróleo em Santa Catarina

Debates também abordam temas locais, como processo de privatização da Celesc, reforma agrária e criação da Defensoria Pública. Protesto integra Jornada Nacional Unificada de Lutas que ocorre em todo o país

Sindicatos, pastorais sociais, movimento estudantil e Via Campesina organizam jornada de lutas em vários municípios de Santa Catarina. A atividade, que inicia nesta segunda-feira (10) conta com o apoio da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), local onde ocorrerão debates, assembléias e apresentações culturais.


Nauro Velho, da coordenação nacional da Consulta Popular, explica que os impactos da crise financeira e o marco regulatório do pretróleo estarão entre os temas a serem debatidos na jornada, que ocorre em todo o país. Em Santa Catarina serão abordados assuntos locais como o processo de privatização da Celesc, piso estadual de salário, o novo Código Ambiental, criação da Defensoria Pública do estado e a reforma agrária.


Para Nauro, a jornada é uma oportunidade de unificação das forças populares do estado.


“A jornada é para nós a tentativa da reunificação das forças de esquerda aqui do estado. Ela é fundamental para que a gente saia dessa pulverização dos movimentos sociais e partidos políticos para a construção de uma agenda positiva para os trabalhadores. Esta jornada não é um fim em si mesma, mas um meio para debatermos um projeto popular para o Brasil”, diz.


As atividades acontecerão nas principais cidades do estado. Em Chapecó e Itapiranga será montado um acampamento da Via Campesina e ocorrem manifestações contra o agronegócio. No Vale do Itajaí, sindicatos realizam paralisações em algumas indústrias como forma de protesto contra as demissões e pela redução da jornada de trabalho sem a redução de salário.


Em Florianópolis, além dos debates na UFSC, o movimento estudantil realiza atos sobre o passe-livre. A jornada deve prosseguir até o final de semana. Mais informações sobre a programação são encontras no site www.sindaspisc.org.br

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares