Mais numa vez na calada da noite,a passagem do transporte coletivo urbano de Pelotas,teve aumento.O aumento das tarifas do transporte coletivo,sempre ocorre no mês de novembro,quando tem as negociações sobre o descidio salarial entre os sindicatos patronal e dos trabalhadores rodoviários.
Segundo o prefeito Adolfo Fetter( PP),o aumento foi dado para resolver o impasse entre os empresários e rodoviários.
O aumento de R$ 2,20 para R$ 2,35 um reajuste de R$ 0,15,a data escolhida não seria por melhor coincidência,perto das festas de fim do ano,época em que as escolas estaduais e municipais,as universidades UFPEL,UCPEL, Aranguera e instituições federais como IFSUL,CAVEG,estão em ritmo de férias e nas provas finais,onde não haveria como nos outros anos uma mobilização do movimento estudantil secundarista e universitário.
Olhando os ônibus urbanos de Pelotas é uma desgraça,cada uma das seis empresas que operam na cidade lotearam os bairros,como se fossem os seus feudos,onde elas mandam.
Segundo dados da SSTT( Secretaria de Segurança Transporte e Trânsito), 1,9 milhão de pagantes no transporte coletivo,300 mil meias passagens( estudantes),que usam os coletivos.
Pagamos passagens de capitais,para trajetos curtos em relação à São Paulo R$ 2,70; Rio de Janeiro R$2,40 e estudante não paga;Campo Grande R$ 2,50; Porto Alegre 2,45; Cuiabá R$ 2,30; Palmas R$ 2,20; Goiânia R$ 2,25; Curitiba R$ 2,20 e aos domingos a tarifa é de R$1,00.
Enquanto isso a tarifa da passagem intermunicipal,entre Pelotas e Capão do Leão em que o trajeto é de 20 quilômetros a passagem é de R$ 2,30 ou Pelotas ao Bairro Jardim América,que são 12 quilômetros do centro de Pelotas é de R$1,85.
Do fim do Bairro Fragata,ao centro que a distancia é de 6 quilômetros é a média do percurso é feita em 25 minutos,pagamos R$ 2,35 percurso que é menos do que ir do centro de Pelotas ao centro da cidade do Capão do Leão e ao Bairro Jardim América.
Um usuário que for do bairro Fragata ao bairro Areal pagara duas passagens que dará um total de R$ 4,70.
Fora o aumento das tarifas a mando do cartel do transporte coletivo,temos uma frota sucateada,ônibus velhos reaproveitados de outras empresas fora do município,intinerarios mal planejados,horários atrasados,alguns veículos com mal cheiro,não adptados para as pessoas obesas,motoristas e cobradores mau educados que não sabem atender o público,alguns horários os aposentados ficam espremidos,assim como grande parte dos usuários destes transportes.São poucos os profissionais e fiscais que atendem bem o povo,com educação.
Se fala em licitação do transporte coletivo,mas se deve ter cuidado,se o mesmo cartel não vai ficar mandando como sempre fizeram nesta cidade.
Há campanhas publicitarias que convocam a população a usar mais o tranporte coletivo,do que automoveis.,pois falam que o transporte coletivo é mais barato.
O cartel arruma mil e uma desculpa para o aumento das tarifas,como manutenção da frota,salário dos funcionários,inflação,de que os aposentados, pessoas portadoras de deficiência não pagam.Se os percursos fossem longos como de uma capital e o usuário tivesse um transporte descente até poderia se justificar,mas não é o que nós usuários vemos na prática.
Seria bom a abertura da caixa preta do lucro das empresas,fazer as licitações,como havia se proposto a administração popular ,( 2001-2004),em que a máfia e a pelegada do sindicato dos rodoviários,não aceitaram e sabotaram,boicotaram a administração popular.
O povo da periferia de Pelotas pagamos caro por um serviço de péssima qualidade,onde alguns locais o ônibus nem passa.Devemos buscar novas alternativas ao abuso das passagens,como o uso de bicicletas, caminhadas, vans,mototaxi,ou fazermos como fizeram os negros do Alabama, ( E.U.A), em Montgomery,após o incidente envolvendo Rosa Parks,boicotar os ônibus, ou as manifestações como as de Santa Maria ( RS), Florianópolis( SC), Salvador ( BA), contra o abuso e incoerência das empresas.
Queremos sim um transporte de qualidade,diante do valor da passagem em que nós usuários pagamos e transparência nas licitações. É uma incoerência e desrespeito ao usuário o valor das passagens e o transporte em que temos que pagar diariamente.
Por: Júlio Lázaro Torma
cololaborador deste blog
quarta-feira, 15 de dezembro de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Ao visitante
entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.
Postagens populares
-
Numa FOLHA qualquer a OPOSIÇÃO e o PIG escrevem um monte de asneiras E com uma VEJA qualquer é fácil incrementar o tamanho das besteiras Ai ...
-
“Não podemos entender a discussão do agronegócio sem primeiro compreender o que ele estabeleceu do ponto de vista produtivo e qual foi s...
-
A "História do Racismo" é um documentário produzido e realizado pela British Broadcasting Corporation (BBC) - que aborda o leg...
-
Combater o mito da genialidade, a perversidade dos pequenos poderes e os “donos de Foucault” é fundamental para termos uma universidade mel...
-
"Mais que uma aliança, um compromisso contínuo!" Quan do me pediram para escrever sobre o “anel preto”, meu Deus...
-
Como a substituição do ‘trabalhador’ pelo ‘empreendedor’ afeta a esquerda Discurso do PT passa por transformação profunda, com queda...
-
Entrevista com o economista e presidente do Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC, Nildo Ouriques sobre a conjuntura econômica...
-
Na foto acima um dos navios da empresa transporta pelo oceano um gigantesco “bag” de água doce Navio tanque É assustador o tráfico de á...
-
Conferência de Virgínia Fontes, na Aula magna do IELA, em 24 de abril de 2017. Fonte: IELA
Um comentário:
Para se ter uma idéia, a passagem interna no município de Capão do Leão, que possibilita percorrer um trajeto de até 16 Km custa R$ 1,65.
Postar um comentário