terça-feira, 25 de maio de 2010

Sustentar 2010 inicia nesta quarta-feira, em Chapecó



O maior evento de energias renováveis do Estado de Santa Catarina inicia nesta quarta-feira (26), em Chapecó. Às 19h, no auditório do Lang Palace Hotel, a Assembleia Legislativa realiza a abertura oficial do Sustentar 2010 – III Fórum sobre Energias Renováveis e Consumo Responsável. Logo após haverá o lançamento do livro Inevitável Mundo Novo – a relação entre energias renováveis, produção de alimentos e o futuro do planeta (Volume 2).

Idealizado e coordenado pelo deputado estadual Pedro Uczai, o Sustentar é promovido pela Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia do parlamento catarinense. Até a próxima sexta-feira, especialistas e profissionais de vários estados brasileiros, além de Portugal e da Alemanha, estarão reunidos em Chapecó para apresentar e discutir diferentes experiências em produção de energias renováveis. “Queremos fazer do Oeste o grande palco deste debate em 2010, para que a região que já é uma referência em produção de alimentos também possa avançar na produção de energias renováveis e se tornar uma referência nessa área”, explica Uczai.

No dia 27, no período da manhã, o Sustentar 2010 debaterá “Mudanças climáticas: interconexão entre o global e o regional”, com Francisco Aquino, do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Logo após, reunirá em um único painel os especialistas de Portugal, Vitor Silva, e da Alemanha, Karin Opphard, que falarão sobre diferentes experiências na área de energia solar e resíduos urbanos nestes países. À tarde, o público irá conhecer algumas experiências de produção de energias renováveis já existentes na região Oeste. Entre elas estão o parque eólico de Água Doce, uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH) e uma fábrica de turbinas em Xanxerê, a hidrelétrica de Itá, uma bioconstrução em Seara e biodigestores em Chapecó.

Já no dia 27 serão realizados três painéis. Um deles debaterá a produção de energias renováveis e a geração distribuída, que entre os palestrantes terá o profissional da Itaipu Binacinal, Cleber Vanoli. Em seguida a discussão será sobre a política ambiental e energética em Santa Catarina, com a professora-doutora Noemia Bohn, e a doutora Claudia Santos, do Ministério do Meio Ambiente. Já pela parte da tarde serão abordados os desafios para se estabelecer novos padrões de consumo na atual sociedade, com o pesquisador-doutor da Embrapa, Paulo Armando de Oliveira, e o engenheiro agrônomo Leandro Borella.

A presença da ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil da Presidência da República, Dilma Rousseff, também está pré-agendada para o último dia do evento. Ela cumprirá agenda na região sul do país e poderá participar do painel sobre o pré-sal e meio ambiente. As inscrições para o Sustentar 2010 são gratuitas e podem ser feitas pela Internet, no endereço http://www.alesc.sc.gov.br/, ou no local do evento antes da abertura oficial.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares