sexta-feira, 29 de abril de 2011

A Paz esteja convosco

 Estamos no período pascal,que vai do domingo de Páscoa até o domingo da Ascensão do Senhor.Neste período recordamos as aparições aos discípulos.O domingo de Páscoa foi o maior domingo,onde temos diversas manifestações no âmbito reservado,como para as mulheres,Maria Madalena,discípulos de Emaús e para os discípulos no cenáculo.
  Pois como fala Pedro: " Mas DEUS o ressuscitou ao terceiro dia e permitiu que aparecesse,não a todo o povo,mas ás testemunhas que DEUS havia escolhido,a nós que comemos e bebemos com ele,depois que ressuscitou" (At 10,40-41).
  João nos fala que Jesus ressuscitado aparece aos discípulos que estavam na casa,aquela da última ceia,trancados com medo dos judeus.Aparição acontece a tarde do mesmo dia.
 Os judeus contam o novo dia apartir do por do sol e o aparecimento de uma nova estrela no céu.Tarde é a hora da celebração eucarística,no anoitecer a comunidade se reúne para celebrar.
  Jesus aparece aos discípulos e saúda,a saudação habitual de todo o semita( árabe e judeu),que é habitual ainda hoje no oriente médio,desejar Shalom ou Salam aos parentes,amigos,vizinhos e para o estranho.
  Shalom ou Salam,quer dizer "PAZ",para o semita a paz é "estar perfeito","completo","estar terminado",diferente da concepção helênica (grega) de paz na qual faz parte da nossa concepção ocidental.Para os gregos eirene,que tem idéia de ataraxia no caso ausência de movimento e de conflitos.
  Hoje temos visto muitas manifestações de paz,muitos discursos,muitas pessoas pedem paz e querem paz,que está atrelada a segurança,ausência de guerras ou conflitos armados,da violência normativa ou estatal.Temos escutado muitas pessoas falarem em "paz espiritual", " paz de espírito",como me falou uma senhora" quero ir a Missa para ter paz espiritual,não quero ouvir falar em pobres e pobreza".
  Se deseja uma paz individual,solipsista,onde o que importa é o espírito,que ele posa repousar tranqüilamente.Isso é uma concepção burguesa,pois até os maiores criminosos desejam a Paz como Hitler,Mussolini,delegado Fleury,Pinochet,Pablo Escobar,Carrastzu Medici,George Bush,Osama bin Ladem,Mengueli,Videla,Yeda Cruzius,Juan Maria Bordaberry,Wellington  todos eles querem paz.Paz de espírito,para que posam cometer os seus crimes sem se sentirem culpados e posam dormir com a consciência tranqüila e repousarem  no descanso dos justos( a morte).
  A PAZ que Jesus deseja, " Deixo-vos a paz,dou vos a minha paz.Não vo-la dou como o mundo a dá"( Jo 14,27),não é a paz dos impérios,do medo,armada,cemitérios,como a pax romana ou a peace britânica e amaricana,a conciliação de classes,onde a burguesia tenta cooptar os pobres,cobrindo a luta de classes que vem desde a origem da sociedade,onde foi entre senhores e escravos,senhores e servos,patrões e trabalhadores, ricos e pobres.
  A paz que Jesus deseja,que muitos crentes se saúdam,rezemos na Missa após a Oração Eucarística e nos damos o abraço da paz,é aquela defendida pelo profeta Isaías e cantada no salmo pelos filhos de Coré: " A Paz é Fruto da Justiça" e " Justiça e Paz se abraçarão"( Is 32,17; Sl 85(84)11) e como fala Jesus nas bem aventuranças: "Felizes os que promovem a paz,porque serão chamados filhos de Deus"( Mt5,9),pois a paz completa para o semita envolve o corpo e o espírito e não são separdas,o dualismo como fazemos.
  É justiça,solidariedade,partilha,serviço para com os irmãos,o meu distante é o meu próximo,meu irmão,sou responsavel por ele.
  O Evangelho nos convida a sair do medo em que estamos e nos isola dos outros,temos medo da diversidade,como teve os discípulos e JESUS nos convida após a sua ressurreição á perder o medo.Temos que aprender a conhecer com fé sua presença no meio de nós.Quando Jesus volta aparecer oito dias depois as portas aparecem fechadas.
  Não é só Tomé que tem que aprender a crer com confiança no Ressuscitado.
  Também os discípulos e nós temos que superar pouco a pouco os medos,dúvidas que nos faz viver de portas fechadas a evangelização e o testemunho da construção de uma cultura de paz e para a paz.
          Feliz Páscoa a todos.
              1º de Maio
             2º Domingo da Páscoa
                        Jo 20,19-31


Por: Júlio Lázaro Torma
Colaborador deste  blog
 

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares