sábado, 7 de março de 2009

Vignatti é o primeiro parlamentar catarinense a assumir presidência da CFT


O deputado federal do PT catarinense, Cláudio Vignatti, foi eleito nesta quarta-feira (04/03) presidente da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados. Considerada uma das Comissões Permanentes mais importantes da casa, essa é a primeira vez que um deputado federal de SC assume o cargo. "Representa pra mim um dos momentos mais significativos da minha vida parlamentar", comemorou Vignatti


Reconhecimento se deve à trajetória política Natural do oeste de Santa Catarina, 42 anos, em seu segundo mandato como deputado federal, Vignatti acumula experiências em diferentes frentes de trabalho e nos principais temas de debates da política nacional. "Todo o tempo de dedicação e acompanhamento dos trabalhos na Câmara e principalmente na Comissão de Finanças e Tributação é que resultaram na indicação pela bancada do PT e no consenso entre os membros da CFT", explicou Vignatti. O maior destaque veio em 2007, quando o parlamentar assumiu a relatoria do Plano Plurianual (PPA 2008/2011) que desenha o orçamento do país para os próximos anos.


O que faz a CFT?


Os membros da Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados têm atuação direta sobre o sistema financeiro e tributário nacional e das entidades a ele vinculadas. Responde pela arrecadação, fiscalização, empréstimos compulsórios, contribuições sociais, mercado financeiro e de capitais, crédito, bolsas de valores e mercadorias, sistema de poupança, sistema financeiro da habitação, de seguros privados e capitalização, títulos e valores imobiliários, entre outros. Além disso, a CFT discute e vota as proposições que serão deliberadas pelo Plenário, votando projetos de lei que não precisam passar pelo mesmo. Também responde pela fixação da remuneração dos membros do Congresso Nacional, do Presidente e Vice-Presidente da República, dos Ministros e membros da Magistratura Federal. A Comissão pode realizar audiências públicas, palestras ou seminários com entidades da sociedade civil, assim como convocar Ministros para prestar informações de relevância pública ou de seu ministério.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares