quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Previsão de crescimento para 2009 é confirmada por ministros


A expectativa é que juros e taxas de spreads sejam reduzidos nos próximos mesesO ministro da Fazenda, Guido Mantega, e o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, reafirmaram aos líderes partidários hoje, em reunião do Conselho Político, que a previsão de crescimento, estimada pelo governo para 2009, é de 2% a 3% do PIB. O líder do governo, deputado Henrique Fontana (PT-RS), considera o cenário positivo, já que muitos países preveem resultados negativos neste ano. Fontana explicou que todos os indicadores apresentados por Meirelles e Mantega demonstram sinais de melhora no cenário econômico nos próximos meses. O deputado informou que o presidente do Banco Central afirmou que a expectativa é que juros e taxas de spreads sejam reduzidos nos próximos meses.Oportunidades de crescimentoO líder do governo ainda informou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, durante a reunião realizada no Palácio do Planalto, que a orientação para todo o governo é aproveitar a crise para crescer.

"A ordem do presidente é aproveitar a crise para melhorar a posição relativa do Brasil no mundo. Ao contrário de outras épocas, agora não se diminui salário, ao contrário se aumenta o salário mínimo, não se cortam investimentos públicos, ao contrário se aumenta o volume de investimentos públicos, se amplia o crédito, e nós estamos otimistas com relação ao futuro da economia brasileira", disse Fontana.

Lula citou como exemplo das medidas já anunciadas para conter a crise os R$ 36 bilhões das reservas que serão usados para a concessão de financiamento para empresas com dívidas no exterior. O presidente ainda lembrou que, entre as medidas de estímulo econômico, estão o aumento do ritmo das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e um programa de habitação para famílias com renda até R$ 4 mil.Prioridades de votaçãoNo caso do Congresso, o presidente afirmou que as prioridades de votação até o fim de abril são a reforma tributária (PECs 233/08, 31/07 e outras) e o Projeto de Lei 836/03, do deputado Bernardo Ariston (PMDB-RJ), que cria o cadastro positivo de consumidores.O presidente ainda pediu unidade da base aliada, especialmente no caso das negociações para votação de medidas provisórias.

Lula quer que seja mantida a negociação conjunta dessas matérias entre as lideranças da Câmara e do Senado. A união da base, segundo Lula, será importante para garantir a governabilidade e a segurança do País nesse momento de crise.
*Agência Câmara

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares