quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Reforma política já


Uczai defende nova cultura política no país

O deputado estadual Pedro Uczai (PT) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa, nesta terça-feira 17, para defender a construção de uma nova cultura política no país. Ao citar as denúncias feitas pelo senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) à revista Veja desta semana, Uczai disse que “as revelações têm força, sentido e significado político. Portanto, precisam minimamente resultar em um amplo debate sobre a necessidade e a urgência de uma reforma política no Brasil”.


Na entrevista, Jarbas Vasconcelos afirma que o PMDB é "um partido sem bandeiras, sem propostas, sem norte" e que “boa parte do PMDB quer mesmo é corrupção”. As denúncias repercutiram em todo o país e provocaram a reação de inúmeros líderes políticos do PMDB e de outros partidos. Para Uczai, as revelações do senador devem estimular o debate sobre o sistema político brasileiro, e não apenas gerar autodefesas ingênuas, populistas e demagógicas por parte da classe política. “Essa discussão é responsabilidade de todo o parlamento”, defendeu Uczai.


O deputado ressaltou que somente a reforma política pode promover um “salto de qualidade” no sistema político brasileiro, atualmente financiado por empresas privadas. Uczai defende o financiamento público de campanha, lista fechada de candidatos e fidelidade partidária. “Se essas denúncias não desembocarem em um amplo debate que contemple estes aspectos, então não valeram de nada. E nós, parlamentares, temos a responsabilidade de contribuir para que essa discussão ocorra”, completou Uczai.

Nenhum comentário:

Ao visitante

entre.
leia.
comente.
sugira.
não faça nada.
enfim, sinta-se a vontade.

Compartilhe este conteúdo em sua rede

Postagens populares